segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como lidamos com nossos problemas

Saí do carro com a embalagem vazia na mão. Brinquei com o homem que nos recepcionava na porta do bar. Logo que entramos algumas pessoas acenaram ao meu amigo no canto do bar. Cumprimentamos um a um. Depois fui levado a conhecer o bar. Um bar cubano, logo uma banda de salsa começaria a se apresentar. Nas paredes pintadas com cores calientes, fotos de Havana estavam espahadas. Estavam lá Fidel, Chê e até mesmo uma versão cubana do mestre De Rose. Rodamos por todo o bar mas não avistei nenhum cesto de lixo, por isso ao voltar a mesa continuava com aquela incomoda embalagem em minhas mãos. Coloquei-a sobre a mesa na esperança que a garçonete o recolhesse. O ventilador começou a levá-lo em direção ao rapaz que estava a minha direita. Sem encontrar uma solução definitiva, posicionei sobre o plástico a plaquinha de identificação da mesa em que estavamos. Não tardou muito e o rapaz da minha esquerda reavivou meu problema, tirou o peso que o imobilizava e a libertou para saracutear na mesa novamente. Eu estava convencido que havia tentado resolver a questão, fiz o que estava ao meu alcance e se não fosse o descuido daquele rapaz teria dado certo. Quando o ventilador chegou ao final do seu curso da direita para a esquerda, inverteu o sentido voltando a ficar alinhado com a embalagem e a impulsioná-la na direção do seu libertador. Ao sentir algo tocar as costas de seu antebraço esquerdo, em um movimento circular, deu-lhe um tapa. Jogando-o para perto da menina que estava mais a sua direita, ou a sua frente se considerássemos a posição do palco. Neste instante, percebi que aquilo não era apenas um papel circulando sobre uma mesa. Para mim era uma metáfora de como lidamos com nossos problemas, enquanto eu fingi que resolvi, quem estava ao meu lado apenas o passou adiante sem se perguntar qual sua relação com aquilo ou se preocupar com o que faria quem estava a sua frente. Sei que a culpa era minha, aquele problema fui eu quem criei.

2 comentários:

Anônimo disse...

entra no meu blog!

caducarvalho disse...

vc postou como Anônimo, não tenho como identificar seu blog...